• Portal São João da Ponta a partir de narrativas orais. Conheça!

    Conheça a página do projeto "Portal São João da Ponta a partir de narrativas orais". O "Portal São João da Ponta a partir de narrativas orais" foi publicado em 09 de setembro de 2012 e é resultado direto das entrevistas realizadas no município nos anos de 2011 e 2012...

  • Slide 2

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML of your blogger blog. Find these sentences. You can replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • Enter Slide 3 Title Here

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML of your blogger blog. Find these sentences. You can replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Posted by Editorial In , | No comments

Artigo que nos leva a refletir sobre as possibilidades caros a metodologia da história oral às nossas pesquisas. Texto do grande estudioso na área, Alessandro Portelli, indispensável sua leitura. Baixe o artigo completo no link a seguir.


____________
Fonte: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/11233/8240

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Posted by Editorial In | No comments


Acontece de 22 a 26 de julho de 2013 na UFRN,  em Natal - Rio Grande do Norte o XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social. 
Faça sua inscrição aqui: http://www.snh2013.anpuh.org/inscricoes/capa

_________________
Posted by Editorial | No comments

 
A 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)que aconteceu entre os dias 22 a 27 de julho de 2012 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís foi surpreendente. Uma ampla programação marcada por muitas conferências, palestras, minicursos, mesas redondas, apresentações de pôsteres e etc. Com o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. A Reunião Anual da SBPC é considerada um dos maiores eventos científicos da América Latina e neste ano tentou em sua vasta programação trabalhar os conhecimentos tradicionais e cultura junto aos conhecimentos científicos. O que estava mais do que na hora de ser feito, já que a maior parte dos conhecimentos científicos parte dos conhecimentos tradicionais. E isso não vem de hoje.


O que sempre houve na história desse país foi o ato criminoso de apropriação dos saberes tradicionais para o “bem” da ciência acadêmica. Pesquisadores que baseiam e desenvolvem seus projetos encima de saberes tradicionais estabelecidos por gerações. E o que esses mestres dos saberes tradicionais ganham com isso? Esquecimento, mero reconhecimento como informante, em suma, um pé bem dado na bunda.
Não é de se estranhar a desconfiança e até mesmo a repulsa que muitas comunidades tradicionais, atualmente, têm a respeito de nós acadêmicos. Ladrões de saberes alheios, aproveitadores e sem vergonhas das Instituições de Ensinos que chegam com a fala mansa e com toda educação, se sentam e tomam o tempo e o café dessas pessoas, prometendo retorno e reconhecimento. O que de fato acontece?
Apenas Artigos, Pôsteres, Relatórios, TCCs, Dissertações, Teses enfim textos científicos fechados numa linguagem entendida e acessada apenas por outros acadêmicos no máximo para servir de referência a outros trabalhos acadêmicos... E o que sobra para as comunidades que junto com esses ditos “pesquisadores” trabalharam para que os resultados apresentados fossem no mínimo regulares?

Então ficam as perguntas...

Por que insistimos em minimizar a importância dessas pessoas para os resultados do conhecimento científico?  Por que continuamos a perpetuar a herança maldita do colonizador dentro de nossas Instituições de Ensinos?    O que mais me indignou e, com certeza, outros estudantes e até mesmo um certo doutor em uma das conferências foi esta ilustração de capa do “JORNAL da CIÊNCIA” (Publicação da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência . Rio de Janeiro, 20 de julho de 2012 . Ano XXV Nº 716 . ISSN 1414-655X)
Acreditamos que não precisamos aqui explicar muita coisa a respeito do que a comunidade acadêmica ainda pensa sobre a população e seus saberes tradicionais. A ilustração do “JORNAL da CIÊNCIA” deixa tudo muito bem claro. Parabéns a SBPC que nos mostrou o que de fato a CIÊNCIA pensa sobre o povo e seus saberes.

Atenciosamente,
Walter Rodrigues.
(Participante e Expositor de Pôster na 64º Reunião Anual da SBPC em São Luís do Maranhão). 



Fonte consultada:
“JORNAL da CIÊNCIA” (Publicação da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência . Rio de Janeiro, 20 de julho de 2012 . Ano XXV Nº 716 . ISSN 1414-655X).
Versos Rascunhos - blog literário.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Posted by Editorial | No comments


Apresentamos o website História oral. Nosso objetivo é a divulgação dos conteúdos referentes às metodologias, teorias, resultados, aplicabilidades da História oral nos diferentes ramos do conhecimento. Para isso, nosso site congrega em suas páginas artigos, revistas, notícias sobre os principais eventos da área no Brasil e no mundo; além de vídeos, fotos, biografias e muito mais!

Página inicial do web site História Oral - historiaoral.com.br
 O que é História oral?

história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea. Começou a ser utilizada nos anos 1950, após a invenção do gravador, nos Estados Unidos, na Europa e no México, e desde então difundiu-se bastante. Ganhou também cada vez mais adeptos, ampliando-se o intercâmbio entre os que a praticam: historiadores, antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, pedagogos, teóricos da literatura, psicólogos e outros. (Fonte: FGV / CPDOC)

Visite  nosso o website e confira!
http://historiaoral.com.br/noticias/index.html

Mídias Sociais

Search Our Site

Sample Text